A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO da FACULDADE DE SOBRAL - FASOL, de ora em diante denominada CPA, foi constituída por determinação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES (Lei 10.861, de 14 de abril de 2004), e é responsável pelo desenvolvimento de todas as ações previstas no processo avaliativo interno da FASOL.
A CPA da Faculdade de Sobral - FASOL é um colegiado de representação acadêmica que tem como objetivo coordenar a articular o processo de autoavaliação.
A autoavaliação da Faculda de Sobral - FASOL sob a coordenação da Comissão Própria de Avaliação (CPA), orienta-se pela necessidade de aferir, constantemente, a qualidade dos serviços educacionais visando a promover sua melhoria contínua. Ela servirá de referência para que a avaliação cumpra sua finalidade de ser instrumento mobilizador de toda a comunidade acadêmica para acompanhar e colaborar para que tais processos se configurem como estratégicos para a melhoria da Instituição.
A constituição da CPA se dará por ato do diretor da instituição e deve assegurar a participação de todos os segmentos, comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada, sem maioria absoluta de um dos segmentos.
Para fins administrativos, a IES disponibiliza à CPA uma estrutura executiva, instalações, equipamentos e materiais necessários ao seu desempenho.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA
Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão responsável pela Autoavaliação Institucional na FASOL. A autoavaliação é necessária para o conhecimento da instituição sua dinâmica interna e externa, que visa melhorar a qualidade de suas ações junto à sociedade com a participação da comunidade acadêmica.
OBJETIVO GERAL
Sistematizar um processo de avaliação contínuo de desempenho gerencial institucional, visando incentivar e proporcionar condições para revitalização dos mecanismos de gestão acadêmica e administrativa e a otimização da missão institucional.
ATRIBUIÇÕES DA CPA
- Condução dos processos internos de avaliação da instituição;
- Sua atuação é autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados;
- Assegurar a participação de todos no processo avaliativo no âmbito interno e externo;
- Conduzir os trabalhos conforme orientação da CONAES/INEP/MEC;
- Ter uma atuação autônoma; mas não deliberativa;
- Ser responsável por todas as etapas da Avaliação.
- Tem como função coordenar e articular o processo interno de avaliação da IES.
PARA QUE AVALIAR?
- Incentivar o processo de autocrítica da instituição;
- Identificar, coletivamente, os pontos fracos e as potencialidades da instituição, estabelecendo estratégias de superação dos problemas e aproveitamento de suas atividades;
- Prestar conta de suas ações à comunidade acadêmica e à sociedade;
- Construir conhecimento sobre sua função social e sua realidade;
- Proporcionar a melhoria da qualidade do ensino.
QUEM AVALIA, O QUE AVALIA?
ALUNOS: atividades de ensino, pesquisa e extensão, a infraestrutura física da instituição, grau de satisfação em relação aos serviços prestados pela FASOL.
PROFESSORES: infraestrutura física, condições de trabalho, grau de satisfação em trabalho, grau de satisfação em relação aos serviços prestados pela FASOL apoio recebido e grau de envolvimento nas atividades de pesquisa, ensino e extensão.
PESSOAL TÉC. ADMINISTRATIVO: grau de satisfação com seu trabalho na instituição, oportunidade de aperfeiçoamento e qualificação.
EGRESSOS DOS CURSOS: os egressos opinam sobre a relação entre ocupação e formação recebida na FASOL.
O processo de avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) foi regulamentado em 2004, através da Lei 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no Brasil.
SINAES
O Sinaes é vinculado ao Ministério da Educação através Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que organiza as informações decorrentes da Avaliação Institucional juntamente com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). O Sistema Nacional de Avaliação é alicerçado por três modalidades principais de avaliação.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - AVALIES:
- Autoavaliação: estruturada, organizada e executada pela Comissão Própria de Avaliação de cada IES. A Comissão Própria de Avaliação (CPA).
- Avaliação externa: realizada para fins de autorização, reconhecimento, renovação de reconhecimento dos cursos e das IES por comissões designadas pelo MEC/INEP.
- Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG): realizada por comissões designadas pelo MEC/INEP.
- Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Enade): realizado pelo MEC/Inep e aplicado a todos os alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação.
OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO

ETAPAS DA AVALIAÇÃO
- ETAPA 1: CONSTITUIÇÃO DA CPA
Constituição formal da CPA, e se necessário reformular, por ato da Diretoria Geral. Nesta fase são realizadas inúmeras reuniões para troca de ideias e estudo de materiais. Divulgação do cronograma da CPA.
- ETAPA 2: PREPARAÇÃO DA COMUNIDADE INTERNA PARA A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A preparação da comunidade interna demandará amplos debates acerca do projeto de avaliação institucional nos espaços de representação acadêmica e nos órgãos colegiados da IES. Não obstante, há que se deixar claro: devem, os mencionados debates, ser antecedidos por esclarecimentos da comunidade acerca do próprio SINAES, sua concepção e suas funções.
- ETAPA 3: OPERACIONALIZAÇÃO DO PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Caracteriza-se pela atividade propriamente dita da avaliação institucional que abrange desde a publicação do calendário anual, elaboração dos instrumentos (se for o caso) para coleta de dados, elaboração ou reformulação dos questionários, capacitação dos aplicadores. Os instrumentos serão elaborados (ou reformulados) de acordo com o cronograma elaborado pela CPA para as atividades de autoavaliação.
- ETAPA 4: CONSOLIDAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS INSTITUCIONAIS
Consistirá numa análise minuciosa acerca da veracidade e da consistência das informações obtidas junto aos diversos agentes e/ou fontes institucionais.
- ETAPA 5: APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Finalizada a fase de consolidação e análise dos dados institucionais era a vez de apresentá-los à comunidade interna, o que caracterizará a etapa de retroalimentação dos atores institucionais.
ETAPA 7: ELABORAÇÃO E ENVIO DO RELATÓRIO À COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA
Formalização de todo o processo avaliativo através de relato escrito a ser enviado tanto à comunidade interna como a externa, que ficará disponível no site institucional. Nele deverão constar os agentes implicados na atividade avaliativa, as estratégias metodológicas empregadas, os dados utilizados, as repercussões institucionais da avaliação e uma infinidade de outros aspectos que afetem, de modo direto ou indireto, as atividades e práticas institucionais.
PARTICIPAR É PRECISO
A CPA Comissão Permanente de Avaliação é uma oportunidade singular para a FASOL conhecer profundamente seus processos, reavaliar e repensar sua atuação. Assim, a participação de todos é de extrema importância e representa o primeiro passo para garantir o processo democrático da avaliação, estabelecendo-se um sistema de responsabilidade mútua, ao expressar a própria opinião, discutir as relações, construir conjuntamente e colaborar na implementação.
DIMENSÕES
Dimensão 1: A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional.
Dimensão 2: A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização.
Dimensão 3: Responsabilidade social da IES,(contribuição com a sociedade) considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
Dimensão 4: A comunicação com a sociedade;
Dimensão 5: As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
Dimensão 6: Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade nos processos decisórios;
Dimensão 7:Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
Dimensão 8: Planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
Dimensão 9: Políticas de atendimento aos estudantes;
Dimensão 10: Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
A CPA acredita que apenas a reflexão crítica e participativa das comunidades interna e externa durante todo o processo de avaliação poderá assegurar a continuidade da FASOL como uma Instituição comprometida com a formação de indivíduos efetivamente capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
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